No foco, “O Universo Afrodescendente no Teatro Baiano”
Pesquisadores, atores e grupos cênicos participam do evento aberto a interessados, neste sábado (19), no Palacete das Artes
Uma roda de conversa neste sábado (19.9), das 16h às 18h, no Palacete das Artes, vai debater “O universo Afrodescendente no Teatro Baiano”. A proposta é reunir pesquisadores, artistas e grupos, para discutir experiências e produções artísticas em teatro, protagonizadas por negros; elementos da herança de matriz africana na pesquisa cênica local; além dos desafios dos profissionais negros nos setores na Bahia e no Brasil. O público tem acesso gratuito.
A mediação será feita pela professora e membro do Conselho Estadual de Cultura da Bahia Ana Vaneska, com as presenças confirmadas de Indaiá Oliveira (pesquisadora, atriz), Aldri Anunciação (ator), Evani Tavares (pesquisadora, atriz), Dody Só (ator), representantes do Bando de Teatro Olodum, dentre outros. “Este diálogo é aberto a todos os interessados no debate da questão identitária na produção baiana contemporânea”, detalha Rodrigo Figueiredo, coordenador de Teatro da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB).
A ação #MusEuCurtoTeatro faz parte do projeto #MusEuCurto #MusEuCurtoArte, de dinamização artística de museus, realizado pelo Instituto do Patrimônio Artístico Cultural (IPAC) e FUNCEB, unidades da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA).
Documentário às 15h
A mesa será antecedida, às 15h, na sala de cinema do museu, pela exibição do documentário: Mário Gusmão, o Anjo Negro da Bahia. Com direção e produção de Élson Rosário, o filme revela a vida e obra do ator Mário Gusmão seguindo três linhas temáticas: a artística, a militância política no movimento negro e a espiritual.
Esta será a terceira ação de desdobramento da exposição Bahia é África Também – Coleção Claudio Masella (recorte do acervo pertencente ao Solar Ferrão/Dimus). Além da itinerância de um segmento da coleção, a FUNCEB vem promovendo ações para despertar a atenção do público para a relação entre o acervo com matriz africana e linguagens artísticas desenvolvidas por agentes culturais da Bahia.
A iniciativa faz parte do projeto #MusEuCurto,# MusEuCurtoArte, de Dinamização de Museus, realizada em parceria pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC) e Fundação Cultural do Estado (FUNCEB), unidades da Secult-BA. A campanha conta com ações de mediação, difusão e ocupação de espaços preservados pelo IPAC, com múltiplas possibilidades de ampliação de conhecimento.
SERVIÇO
Roda de conversa sobre “O universo afrodescendente no teatro baiano”
Roda de conversa sobre “O universo afrodescendente no teatro baiano”
Quando: 19 de setembro, das 15h às 18h
Onde: Palacete das Artes - Rua da Graça, 284, Graça
www.palacetedasartes.ba.gov.br
(71) 3117-6984/6997
Assessoria: Cleide Nunes | (71) 9974-5858
Visitação: terça a sexta, das 13h às 19h
sábado, domingo e feriado, das 14h às 19h
Onde: Palacete das Artes - Rua da Graça, 284, Graça
www.palacetedasartes.ba.gov.br
(71) 3117-6984/6997
Assessoria: Cleide Nunes | (71) 9974-5858
Visitação: terça a sexta, das 13h às 19h
sábado, domingo e feriado, das 14h às 19h
Postar um comentário