Já faz um tempo que tento relacionar minhas listas que batizei, carinhosamente, INDEIXÁVEIS. Na verdade, a proposta de INDEIXÁVEIS é levantar listas de conteúdos relacionados que eu acho que todo mundo precisa deve deveria acessar em algum momento da vida. O critério dessa lista é extremamente subjetivo, inicialmente precisa ser algo que eu entenda que é importante politica e socialmente ou mesmo que eu considere excelente, curioso, marcante, enfim, que eu acho que bacana!
A lista de estréia é de videos musicais (videoclipes) e os organizo de 10 em 10 para que a navegação seja feita de forma bem tranquila. Vamos lá?
1 a 10 - Marcos históricos
A música foi lançada em janeiro de 1979 e logo ganhou vídeo devido o estrondoso sucesso. Alcançou, no mesmo ano em que foi lançada, diversos "número 1" nas listas das mais tocadas pelo mundo.
Parada desde 1982, após lançamento do álbum The Hunter, Blondie volta a ativa em 1997. No ano seguinte, lançaram o single de "Maria", que alavancou as vendas do álbum The Exit (1999). O clipe não é nenhum primor, mas é curioso ver o retorno de Debbie Harri e banda com uma música tão forte, uma das mais tocadas em 1999, 20 anos após "Heart Of Glass". Outra curiosidade é que este vídeo não consta no canal oficial da banda.
O clipe é lindo e primoroso. Um assombro pra sua época. Arrepiante, tanto pela força da música como pelos efeitos visuais de Robert Abel. A parte conceitual foi desenvolvida pelo próprio Michael Jackson.
O rei do pop causa um rebuliço sem volta nesse que é considerado um marco no mundo dos videos musicais justamente por apresentar várias novidades: formato diferente com uma história mais aprofundada (formato de filme), uma versão diferente da música original, efeitos visuais cinematográficos, entre tantas.
Uma das estrelas mais cintilantes da música internacional, Whitney Houston, lança esse hino ao romantismo cujo clipe acompanha o mesmo clima. A base do vídeo é o filme "O Guarda-Costas", com Kevin Costner.
Uma das maiores polêmicas da história dos videoclipes, "Like a Prayer" traz uma série de elementos que despertaram a ira da igreja católica naquele finalzinho dos anos 1980: cruzes em chamas, um santo negro, uma pecadora em fuga (Maria Madalena?), a pecadora que flerta com o santo negro, chagas abertas, crimes... Para, enfim, descobrir que tudo não passava de uma encenação.
Vídeo extremamente sensual marca a redescoberta da cantora Kylie Minogue.
Esse eu nem vou comentar. Maravilhoso! Assista! Esteticamente dá um banho em diversos clipes lançados naquele mesmo ano.
Literalmente voando livremente e conquistando novos públicos, Lenny Kravitz lança esse vídeo que é a cara do verão 1998-1999.
Outra marca do ano 1998, mas não é apenas um vídeo musical. estamos falando de um dos maiores fenômenos daquele ano. Premiadíssima, Ms. Laryn Hill inovou, polemizou e nos brindou com um dos melhores álbuns da história da música mundial (The Miseducation of Lauryn Hill).
11 a 20 - Preto e branco
11. Freguês da Meia-Noite - Criolo (2012)
Criolo é um dos mais significativos nomes da música popular brasileira na atualidade. O bolerão cantado por ele é incrível e o vídeo um primor.
Criolo é um dos mais significativos nomes da música popular brasileira na atualidade. O bolerão cantado por ele é incrível e o vídeo um primor.
12. Scream - Michael e Janet Jackson (1992)
Uma parceria que demorou a sair, mas também quando saiu, surpreendeu em todos os aspectos: excelente música, excelente produção, afinação coreográfica. A relação de amor entre esses dois irmãos assim como a fúria contra a imprensa da época extrapolou as telas e o resultado é uma produção de primeira linha. O clipe fará 25 anos de seu lançamento no próximo mês de maio.
13. Sex Bomb - Tom Jones (1999)
Tom Jones remasterizadíssimo com um vídeo muito bom. Sou apaixonado pela música e pela figura canastra de Jones. O ponto alto do vídeo, sem dúvidas, é a edição que dá um ritmo frenético ao clipe.
14. White Horse - Jéssica 6 (2011)
Que música gostosa! O vídeo não é uma produção tão incrível como outros desta lista, mas, por outro lado, a combinação das imagens à voz de Jéssica é maravilhosa. Daqueles que a gente sente vontade de levantar da cadeira e dançar junto.
15. Diva - Beyoncé (2008)
Sem muitos comentários! Vídeo impecável! Destaque para a coreografia cheia de atitude e para o figurino incrível!
16. Single Ladies - Beyoncé (2008)
Divertido! Sensual! Coreografia que fez história!
17. The Voice Withim - Christina Aguilera (2002)
Numa fase bem "dark", Christina Aguilera lança "The Voice Within". O clipe é meio sem gracinha, mas a música é tão boa que salva tudo!
18. These Are the Days of Our Lives - Queen (1991)
O videoclipe é uma despedida de Freddie Mercury e do Queen. Foi gravado em PB para disfarçar as marcas e a palidez de Mercury. Ainda assim é delicioso de assistir.
19. Vogue - Madonna (1990)
Indo para um caminho completamente do que o que se viu até o álbum Like a Prayer, Madonna avança e busca cada vez mais por um primor estético e de inovação. Quem assiste a "Vogue" não consegue perceber que este clipe completa 30 anos em 2020.
20. Tow Princes - Spin Doctors (1991)
Acho que o mais saudosista dessa lista (PB), nos traz a leveza da música e um pouco da estética do pop rock dos anos 1990.
20. Tow Princes - Spin Doctors (1991)
Acho que o mais saudosista dessa lista (PB), nos traz a leveza da música e um pouco da estética do pop rock dos anos 1990.
Postar um comentário