Radicado em Paris-França há duas décadas, o artista baiano retorna a capital, com uma mostra representativa deste período.
da Assesssoria
Convidado pelo Palacete das Artes, o baiano Saulo Portela comemora duas décadas de pintura no dia 6 de novembro, com vernissage das 18h30 às 21h30. Neste período, em Paris, o trabalho de Portela inspirou outras linguagens artísticas, como a literatura, o teatro, a poesia, enfim, outras formas que complementam e enriquecem a percepção da sua obra. Esta mostra, com vinte telas, será acompanhada de poemas inspirados por pinturas do artista e texto do filósofo e crítico de arte Jean-Louis Poitevin.
Os poemas, escritos por poetas franceses, foram gravados e interpretados em suporte audio visual com a colaboração de Marcello Scuderi (ator e diretor de teatro franco-italien) e de Vitória Régia (videasta paranaense radicada em Salvador). Outros poemas serão objetos de performances no decorrer da mostra.
A escolha das telas, que contam sua trajetória, desde que trocou Salvador por Paris, ficou a cargo do crítico de arte francês Jean-Louis Poitevin, curador da exposição. “Enquanto artista, Saulo Portela formou-se em pintura na prática do seu atelier. Arquiteto de formação chegou a Paris com um sentido do espaço já muito desenvolvido. Sua pintura, opondo tons frios a quentes, permite-nos aceder ao mistério do espaço verdadeiro: a sua profundidade insondável. O que Saulo Portela apresenta hoje é o fruto deste percurso de vinte anos de pintura na França”, defende o curador.
O artista explica que através de uma técnica apurada procura criar uma sinergia entre o expectador e sua pintura. “Utilizo finas camadas de pintura acrílica em superexposição, obtendo uma profundidade inusitada. Os variados matizes de cores fortes e contrastes empregados fazem vibrar a tela e criam sensações de flutuação no campo visual do expectador. Espero que as obras trazidas do meu atelier parisiense encontre eco nos apreciadores da pintura desta minha terra natal, a Bahia“.
A mostra fica em cartaz na Galeria da Mansarda e poderá ser visitada de terça a sexta-feira, das 13h às 19h, e aos sábados, domingos e feriados, das 14h às 19h, até o dia 8 de dezembro.
Serviço:
O que: exposição de pinturas
Quem: Saulo Portela
Quando: vernissage no dia 6 de novembro, das 18h30 às 21h30, visitação aberta ao público de 7 de novembro a 8 de dezembro, de terça a sexta-feira, das 13h às 19h, e aos sábados, domingos e feriados, das 14h às 19h
Onde: Palacete das Artes – Rua da Graça, 284 – Graça
www.palacetedasartes.ba.gov.br
Home
» artes plásticas
» Bahia
» cultura
» Palacete das Artes
» pintura
» Palacete das Artes celebra 20 anos da arte Saulo Portela
Postar um comentário